SiteIAL_BannerCatequese_FW

Catequese

element10

A catequese busca o aprofundamento e amadurecimento da fé, que deve acontecer em todas as fases do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes e da vida adulta.

“A catequese foi sempre considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para o Pai, deu aos Apóstolos uma última ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes a cumprir tudo aquilo que lhes tinha mandado.” (João Paulo II, Catechesi Tradendae, n.1). São Paulo disse aos romanos que “a fé entra pelos ouvidos”. É essencial que se pregue o Evangelho, especialmente para as crianças e jovens, e também para adultos não evangelizados.

O Papa São João Paulo II disse na Exortação Apostólica Catechesi Tradendae (n.18) que: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã.”

O início da vida religiosa acontece geralmente na catequese, mas o processo começa diretamente em casa desde o nascimento da criança, sendo os pais os primeiros catequistas. A presença dos pais é importante, tendo em vista ensinar a Palavra, o amor primeiramente a Deus, mas também à Igreja, e ensinar também o respeito, passando para os filhos esse amor que eles próprios têm por Deus.

Inserção na comunidade

É uma etapa de acolhimento por parte de toda a Comunidade Cristã, que visa a inserção progressiva na vida da fé da Igreja.

1.º catecismo: “Jesus gosta de mim” (Festa do Acolhimento)

2.º catecismo: “Ensina-nos a rezar” (Festa do Pai Nosso)

3.º catecismo: “Queremos seguir Jesus” (Primeira Comunhão)

SiteIAL_Cat_Etapa1

A vida da fé

Esta etapa é dedicada à primeira síntese da fé cristã. Ser cristão é seguir Jesus e viver à maneira da comunhão trinitária. Os catecismos desta etapa visam principalmente a descoberta e o estudo da Bíblia.

4.º catecismo: “Tens palavras de vida eterna” (Festa da Palavra)

5.º catecismo: “Sereis o meu povo” (Celebração da Esperança)

6.º catecismo: “Creio em Jesus Cristo” (Profissão de Fé)

SiteIAL_Cat_Etapa2

Sentido cristão da vida

É uma etapa de descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida e para a resolução das grandes questões existenciais. Os valores cristãos não são passado, são uma experiência atual e do quotidiano.

7.º catecismo: “Projeto mais” (Festa das Bem-aventuranças)

8.º catecismo: “Somos mais” (Festa da Vida)

SiteIAL_Cat_Etapa3

Compromisso cristão

Esta última etapa quer ajudar os adolescentes a realizarem o seu compromisso comunitário e eclesial. Tem ainda em conta a necessidade de uma nova síntese da fé, agora no horizonte adolescente e juvenil.

9.º catecismo: “O desafio de viver” (Celebração do Compromisso)

10.º catecismo: “A alegria de crer” (Crisma)

SiteIAL_Cat_Etapa4

Horários

I Etapa

1.º catecismo:

Quarta-feira às 19h;
Sábado às 10h.

2.º catecismo:

Quarta-feira às 19h;
Sábado às 10h.

3.º catecismo:

Quarta-feira às 19h;
Sábado às 10h.

II Etapa

4.º catecismo:

Quarta-feira às 19h;
Sábado às 10h.

5.º catecismo:

Terça-feira às 19h.

6.º catecismo:

Terça-feira às 19h.

III Etapa

7.º catecismo:

Terça-feira às 19h.

8.º catecismo:

Terça-feira às 19h.

IV Etapa

9.º catecismo:

Quinta-feira às 19h.

10.º catecismo:

Quinta-feira às 19h.

SiteIAL_BannerCatequese_FW

Catequese de Adultos

element10

Acatequese de adultos destina-se a quem deseja receber os sacramentos de iniciação cristã, Batismo, Eucaristia e Confirmação, mas podem participar todos os que querem amadurecer a sua fé e crescer no conhecimento e amor a Jesus.

A nossa proposta consiste em 33 encontros onde serão estudados os principais temas da nossa fé e a participação num retiro em fevereiro. Haverá também lugar a testemunhos que nos relatarão a sua experiência concreta de amizade com Cristo. Tal como fazia com os seus amigos de Betânia, Lázaro, Marta e Maria, Jesus vem conversar connosco, revelar o amor de Deus, ensinar-nos a ser mais felizes, dando um novo sentido à nossa vida.

Venha crescer com Cristo!

Os encontros decorrerão no Centro Paroquial, debaixo da Igreja, na esquina da Rua Raul Mesnier du Ponsard com a Av. Maria Helena Vieira da Silva.

Todos são bem-vindos!

Temas Abordados

  • Quem é Deus?
  • A Criação
  • A Revelação
  • Jesus de Nazaré
  • A Igreja
  • O Mistério Pascal
  • Encontros com Jesus Ressuscitado
  • Sacramentos
  • Oração
  • Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe
  • Moral e Liberdade
  • Lei e Graça
  • Novíssimos
  • Amor e Fecundidade
  • A Fé e o trabalho
  • A Pertença à Igreja
  • O sofrimento e a morte

E um encontro com o Bispo onde poderão colocar todas as dúvidas que tiverem!

Para melhor nos prepararmos, agradecemos que preencha e entregue a ficha de inscrição no cartório ou envie as seguintes informações por e-mail para mjvilaca@sapo.pt.

Nome:
Idade:
Estado Civil:
Profissão:
Telemóvel:
E-Mail:
Morada:

Se pedir algum dos sacramentos de iniciação cristã assinale com X pff:
Batismo:
1ª Comunhão:
Crisma:

SiteIAL_BannerGuias_FW

Guias

logo_centrado_RGB_cropped

“Proporcionar às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis”

— Objetivo da Associação de Guias de Portugal

OGuidismo procura contribuir para a formação de caráter, através de uma pedagogia ativa, baseada no jogo e promove ainda vivência de valores fundamentais.
Esta pedagogia tem por base a vivência de 4 Constantes que potenciam a educação para a autonomia e a responsabilidade e motivam as jovens a progredir nas suas capacidades pessoais: Vida em grupo; vida ao ar livre; compromisso; progressão.

As guias estão divididas em ramos, consoante a sua idade:

  • Ramo Avezinha dos 6 aos 9 anos;
  • Ramo Aventura dos 10 aos 14 anos;
  • Ramo Caravela dos 15 aos 17 anos;
  • Ramo Moinho >17 anos.

A 4ª Companhia de Lisboa, unidade local, tem sede na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, do Alto do Lumiar. Reunimo-nos todos os sábados de manhã, das 10h00 às 12h30. Ao longo do ano, para além das reuniões de Sábado, realizamos dois acampamentos (nas férias da Páscoa e de Verão), um acantonamento (nas férias de Natal) e outras atividades pontuais. Estamos também na Missa das 18h30, no 2º sábado de cada mês.

Contactos:
Chefe de companhia: Rosarinho Cortes Martins
913618266 | quartacialx@hotmail.com
www.guiasdeportugal.org

SiteIAL_BannerGJ

Grupo de Jovens

element10

O grupo de jovens é um grupo que reúne, na paróquia, jovens a partir dos 15 anos, crismados ou não, que querem continuar a aprofundar a sua fé e a refletir sobre as grandes questões que atualmente se colocam aos jovens desta faixa etária. Além disso, querem ser cristãos empenhados em fazer um mundo melhor através de gestos solidários concretos, que se propõem realizar ao longo do ano.

ial_bannermovimento

Movimentos

element10

Ninguém é cristão sozinho. Precisamos uns dos outros para crescer na fé e aceitar os desafios da Missão que o Senhor nos confia. Há várias formas de crescer em grupo, e na Paróquia funcionam em continuidade algumas bem vivas.

Untitled

Oficinas de Oração e Vida

As Oficinas de Oração e Vida são um serviço, dentro da Igreja, que ensina um método prático para aprender a orar e a viver cristãmente.

Constituem uma oportunidade de formação espiritual dos paroquianos porque conduz os participantes a uma mais intensa participação nas atividades dos grupos paroquiais existentes, porquanto incita a essa participação, mas não dá origem a um novo grupo.

São um serviço humilde, limitado a 15 sessões semanais de duas horas cada, e aberto a toda a gente, designadamente a todos os que sinceramente procuram Deus.

São Oficinas de Oração porque se aprende a orar e a entrar numa comunicação afetiva e pessoal com Deus, de uma maneira prática e experimental. Tal como numa oficina se aprende a trabalhar, trabalhando, aqui aprende-se a orar, orando, de uma forma ordenada, variada e progressiva, desde os primeiros passos até à contemplação. No final, o Oficinista fica apto a escolher para a sua oração diária, um esquema de duas ou três modalidades de oração que, comprovadamente, se adaptem melhor ao seu estilo espiritual e condições pessoais.

São também Oficinas de Vida porque conduzem o Oficinista à transformação de vida, num lento e evolutivo processo, à luz da Palavra de Deus, enchendo-o de harmonia, serenidade e amor.

Por tudo isto, falamos de Oficinas de Oração e Vida.

As Oficinas são conduzidas por pessoas devidamente preparadas para o efeito, as quais são membros de uma Associação privada internacional de fiéis de direito pontifício cujos Estatutos foram aprovados a título definitivo pela Santa Sé em outubro de 2002.

Contacto:

Nucelina Nascimento: nucenascimento@gmail.com | 217 571 153 ou 918 413 202

SiteIAL_ImagemFonsVitae-01

Fons Vitae

O Movimento Fons Vitae nasceu em Lisboa em 23 de março de 1967, Quinta-Feira Santa. Nesse dia o seu fundador, Pe. Manuel Vieira, consagrou-se ao Movimento rezando a oração que tinha composto, e obtendo a aprovação do Cardeal-Patriarca de Lisboa, ao tempo D. Manuel Cerejeira.

Na sua essência, é um movimento de renovação e aperfeiçoamento da vida cristã segundo o Concílio Vaticano II. Tem como pontos principais a Eucaristia, o Evangelho e o amor fraterno, com Maria, Mãe de Jesus, no espírito dos primeiros cristãos.

A sua espiritualidade consiste na constante união a Jesus Eucaristia, baseada em intensa vida eucarística e na meditação diária do Evangelho e, como consequência, dar testemunho de Cristo pela palavra, caridade e unidade, ou seja, «falar de Cristo aos outros, servir a Cristo nos outros».

Para cumprir a sua finalidade, manifestar ao mundo o Coração Eucarístico de Jesus, Fonte de Vida, os membros do Movimento Fons Vitae formam comunidades eucarísticas e fraternas, pequenos núcleos cujos membros se ajudam mutuamente a aprofundar a união permanente a Jesus Eucaristia e a familiaridade com o Evangelho. Esta ajuda mútua estende-se à preocupação de levar o espírito do Evangelho aos meios em que cada um está inserido.

O fundador do Movimento Fons Vitae, atualmente com 95 anos de idade e 70 de sacerdócio, vive em Fátima.

Na Paróquia existe um núcleo, que procura viver a Nova Evangelização no espírito do Movimento Fons Vitae. Reúne semanalmente às sextas-feiras às 21h30, mas existe disponibilidade para formar outros grupos, em horários diferentes.

Links para mais informação sobre o Fons Vitae:

Anuário Católico: http://www.anuariocatolicoportugal.net/ficha_instituicao.asp?instituicaoid=35

Apresentação resumida: (link interno do site da Paróquia para o ficheiro pdf com a “Apresentação resumida”)

Contacto com o grupo do Movimento Fons Vitae na Paróquia:

António Carlos Duarte Cunha: acgdcunha@gmail.com | 964 394 932 ou 916 342 107

Vexillum_Legionis

Legião de Maria

A Legião de Maria (LM) é uma organização mundial de apostolado de leigos, em que os católicos – homens, mulheres e jovens de ambos os sexos – se santificam pela oração e trabalho apostólico em união com Nossa Senhora e o Espírito Santo.

A LM é, assim, um movimento católico que quer colaborar na Missão evangelizadora da Igreja, baseando-se a sua espiritualidade principalmente na fé, na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria, na obra da Redenção e no estabelecimento do Reino de Deus no mundo.

Os membros da legião dão-se a Nossa Senhora e querem ajudá-la na sua missão de Mãe da Igreja. No exercício do seu apostolado eles consideram-se como “instrumentos da Rainha dos Apóstolos e, pela sua íntima união com Ela, entregam-se à ação do Espírito Santo que é o principal agente da evangelização.

Condições de admissão: Qualquer católico praticante pode tornar-se membro ativo da LM, desde que se encontre animado do seu espírito, ou, pelo menos, disposto a esforçar-se por adquiri-lo e vivê-lo.

Reunião semanal: A assistência a uma reunião semanal é uma obrigação primordial.

Setores de apostolado: Movimento evangelizador em toda a aceção da palavra, a LM esforça-se por chegar a todos os homens por todas as vias possíveis, tendo sempre a preocupação do contacto pessoal.

De entre a enorme variedade de trabalhos de apostolado realizados pelos membros da Legião de Maria refere-se, a título de exemplo, os seguintes setores de atuação: Pastoral da Família, Pastoral da Saúde, Pastoral da Catequese, Pastoral Sócio-caritativa, Pastoral da Esperança, Pastoral Carcerária e Pastoral da Evangelização.

Para mais informações e esclarecimentos indicam-se os seguintes contactos:

Maria Helena Castro Rosa: hcastrorosa@gmail.com | 962 331 940
Agostinho Ferreira Almeida: agostinhoferreiraalmeida@gmail.com | 963 808 817

RenovCarism01

Renovamento Carismático

O Renovamento Carismático começou após o Concílio Vaticano II. Não é um movimento, com um fundador, planos, objetivos e meios, mas sim graça de renovação interior, é reviver a experiência carismática dos primeiros cristãos, é reencontrar o gosto pela oração e o amor aos sacramentos.
Numa palavra é recomeçar a viver uma vida nova de intimidade com Deus sob a direção do Espírito Santo.

O Grupo reúne semanalmente às terças-feiras entre as 21:00 e as 22:30 horas, essencialmente para louvar e meditar a palavra de Deus.
Este grupo dirige-se a todas as pessoas que queiram ter uma relação pessoal com Jesus Senhor e Salvador.

Contacto da Coordenadora do Grupo:

Benvinda Cabete: 918 166 653

apostolado

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração (AO) é um caminho espiritual que a Igreja propõe a todos os cristãos para os ajudar a ser amigos e apóstolos de Jesus Ressuscitado na vida diária.

Na Paróquia Vivemos centrados na Adoração ao Santíssimo, na Eucaristia e na devoção ao Sagrado Coração de Jesus numa dimensão apostólica, promove as 1ªs sextas-feiras de cada mês, a partir das 17h30(Adoração e a Santa Missa). Ao longo do mês nos comprometemos em rezar pelas Intenções do Santo Papa.

A reunião mensal diocesana do Apostolado da Oração se realiza na última sexta-feira de cada mês, na Capela dos Milagres – Rua da Estrela em Lisboa, pelas 15 horas.

Contacto:

Teresa Silva: mteresapalhavasilva@gmail.com | 963 432 748
www.apostoladodaoracao.pt

ComunhaoLibertacaoLogo

Escola de Comunidade

Comunhão e Libertação: Partindo da convicção de que o Acontecimento Cristão, vivido na comunhão, é a base da verdadeira libertação do homem, propomos uma catequese semanal chamada “Escola de Comunidade”. Trata-se de uma relação educativa, uma amizade guiada, onde se desenvolve um trabalho que tem em conta todas as exigências da razão humana e onde se faz a redescoberta da natureza comunitária da vida em Igreja. Condições? Basta que surja em si o desejo de aprofundar a experiência cristã. Aceite o nosso desafio “Vinde e vede”!

Para mais informações pode consultar o site oficial do CL: http://por.clonline.org

Na nossa Paróquia os encontros são aos domingos às 11h.

Contacto:
Maria José Vilaça: mjvilaca@sapo.pt | 917 969 041